Jump to content
Arquitectura.pt

remy

O dom nasce ou adquire-se

Recommended Posts

bom dia a todos os utilizadores do fórum. so me registei á 5 mim e ja adoro este forum, está muito bem constiruido e já vi aqui muitas matérias interessantes para me ajudar em muitas unidades curriculares. lancei este post porque tenho uma duvida e gostava que todos dessem a sua opiniao. sou estudante de arquitectura e tenho imensas dificuldades na unidade curricular de "projecto", desde desenvolver um projecto na base de um conceito á noção de espaço. lanço uma questão para o ar, "será que se nasce com o dom da arquitectura, ou pode-se adquirir esse dom?" gostava que deixassem as vossas sugestões e ideias sobre este tema. muito obrigado Remy Freitas

costuma-se dizer por ai... "os meus 95% de trabalho batem os teus 5% de talento" :) eu nao acredito em "dons", acredito na força de vontade, claro de depois existem carros de 1000cc e outros de 3000cc B) abraço!

Bom Dia. Que pergunta mais estranha. Se entraste em arquitectura foi porque algo te levou a seguires o curso, mesmo sabendo que existem outros milhares de cursos por ai. Dificuldades todos têm, se nao houvessem dificuldades os arquitectos acabariam todos com média 20 (Impossivel completamente). Aplica.te, luta pelo ke gostas e não gostas, e diverte-te porque o dia de amanha ninguem o conheço.

Remy..os dons trabalham-se, quando nasceste não sabias andar e falar, e agora aí estas a fazer ambas as coisas "like a pro". Relativamente à arquitectura, o mesmo se passa com toda gente. Todos os grandes arquitectos, começaram do zero e com muito esforço e reconhecimento chegaram onde estão hoje.

Quando falas em dom referes-te à a capacidade inata para determinada actividade. Quando popularmente se diz: Tens jeito/talento para isso. De facto isso existe, e quem pensa que se chega à excelência apenas com esforço, está enganado. (basta ver os ídolos...) Os miudos que revelam desde cedo capacidade de percepção, representação e manipulação tridimencional, poderão encaixar bem em arquitectura. Mas isso é só o começo.

amigos muito obrigado pelas respostas e pela rapidez. este topico ainda nao fica fechado, caso alguem queira dar a sua opiniao. outra questão para quem respondeu á anterior. "existe algum segredo ou tactica para melhor exercer e perceber arquitectura?"

bom dia a todos os utilizadores do fórum.
so me registei á 5 mim e ja adoro este forum, está muito bem constiruido e já vi aqui muitas matérias interessantes para me ajudar em muitas unidades curriculares.

lancei este post porque tenho uma duvida e gostava que todos dessem a sua opiniao.

sou estudante de arquitectura e tenho imensas dificuldades na unidade curricular de "projecto", desde desenvolver um projecto na base de um conceito á noção de espaço.

lanço uma questão para o ar, "será que se nasce com o dom da arquitectura, ou pode-se adquirir esse dom?"

gostava que deixassem as vossas sugestões e ideias sobre este tema.

muito obrigado

Remy Freitas

A mim me parece que veio aí uma má preparação proveniente do secundário para o 1ºano de arquitectura.
Eu também passei por momentos confusos que me deram a volta á cabeça, afinal quem não passou...
Arquitectura só mesmo para quem sente paixão por isto, uma paixão masoquista como muitos chamam. Agora se não percebes como abordar um projecto e dar corpo ás tuas intenções e ideias, começa por perceber seriamente o que é o conceito e como ele vai influir no desenrolar do projecto. Que ao que me parece é o elemento principal que origina tamanha confusão.
Não é o não teres jeito, ou não estares dotado para isso, é sim uma compreensão para uma primeira abordagem.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.