Jump to content
Arquitectura.pt


Viseu recebe segundo maior centro comercial da Península


JVS

Recommended Posts

Imagem colocadaO novo e renovado Palácio do Gelo vai abrir em Março de 2007, sendo o segundo maior centro comercial da Península Ibérica. Vai dispor de 200 lojas, 12 salas de cinema, restaurantes, spa e uma nova pista de gelo, que dá nome ao shopping.

O investimento, promovido pelo Grupo Visabeira, ronda os cem milhões de euros, ocupa 175 mil metros quadrados, divididos por nove pisos e irá empregar mais de três mil pessoas. O empreendimento surgiu a partir do velhinho Palácio do Gelo, inaugurado há dez anos e que na altura se traduziu num complexo de congressos, desporto e lazer e que revolucionou o lazer na região ao introduzir a primeira pista de gelo coberta do País.

Situado na Rotunda de Nelas, em plena circular sul, contará com bons acessos e irá ainda dividir a área com escritórios e a sede do grupo promotor. Factos e números que já suscitam preocupações com a Associação Comercial do Distrito de Viseu encabeçada por Gualter Mirandez, a alertar para o facto de a nova estrutura poder conduzir ao "descalabro do comércio tradicional", defendendo por isso uma parceria entre o Grupo Visabeira e a associação, por forma "a minorar o impacto no comércio tradicional".

Durante a apresentação do edifício, ontem, Pedro Reis, vice-presidente da Visabeira, relembrou o início da odisseia, que começou há um ano e que se "traduz nas maiores obras de sempre". Isto porque ao "ao longo dos últimos dez anos o Palácio do Gelo foi ampliado por algumas vezes", no entanto, "estas são as obras de maior dimensão efectuadas e que permitem ao complexo, em termos de grandeza, ficar logo a seguir ao Colombo, em Lisboa".

A pista de gelo, que deu nome ao complexo, apesar de manter as actuais dimensões, "irá passar para um piso superior", adianta. Quanto ao "palácio", irá manter as suas vertentes na área desportiva, dispondo de uma piscina olímpica coberta e mais três de menores dimensões, squash e ginásios. A aposta na área da saúde reflecte-se no spa e no clube da saúde. Estes equipamentos irão usufruir dos dois primeiros pisos, sendo que serviços e hipermercado ficam no piso 3, enquanto as restantes lojas ocuparão o piso 4 e 5. Os cinemas e a cultura irão ficar instalados no piso 6. Já o piso 7 receberá a pista de gelo, terraços e restaurantes, enquanto os dois últimos pisos irão receber escritórios.

Um investimento que leva Fernando Nunes, presidente do Conselho de Administração do Grupo Visabeira, a apontá-lo como "exemplo de política de desenvolvimento feita por um grupo multinacional mas com origens e sede em Viseu", disse. Grupo que desenvolve negócios em diversas áreas e tem crescido a uma média anual de 17%, atingindo em 2005 os 330 milhões de euros de volume de negócios. Imagem colocada
IN http://dn.sapo.pt/2006/09/20/cidades/viseu_recebe_segundo_maior_centro_co.html
Link to comment
Share on other sites

O tico não se vai poder divertir assim tanto... afinal é só o segundo maior da península... Esta política de mega-comércio é uma loucura só possível num país onde há pessoas que mesmo durante o verão preferem passar as suas tardes/noites enfornados num CC...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

fogo...só aqui na guarda é que não se constrói nada...:icon_no: lol. eu nunca estive no palácio do gelo, mas pessoal que conheço e que lá passou disse-me que aquilo realmente já precisava de uma renovaçãozeca. mas se essa renovação tinha que fazer dele o segundo maior da península...isso já não sei se seria necessário.

Link to comment
Share on other sites

Se eu vos contasse as historias disso! ou historias da sr visabeira que têm cá para viseu! acho que empaturrava o forum e de certeza que era condenado por alguem por difamação :p Mas fica aqui algumas referencias (e ja vos vou postar os renders disto): se não me engano isto ja vai no 3º projecto (tudo a pressão), ja construiram, destruiram voltaram a construir por uma série de x's! Primeiro era uma ampliação, depois alteram o projecto, e a obra continuou sem licença (mas digamos que eles mandam na camara e isso não é entrave). Depois para-se as obras, decidem um novo mega-projecto, deita-se tudo abaixo outra vez! PDM não se cumpre, nem cumprem em qualquer projecto que eles façam aqui na terrinha... E depois o projecto é tudo fogo de vista. O antigo la tinha a famosa pista de gelo, 'a maior do pais', nem um campito de hoquei la cabia dentro... Agora vão fazer uma piscina olimpica (depois de obra ja ter começado ainda não sabiam se optavam por duas piscinas regulamentares de 25m ou pela olimpica 50m) ...com 5 pistas... e assim se brinca ás casinhas e fazem boa apologia ao bom urbanismo! Ah, gosto também particularmente dos novos candeeiros do Rossio! A 'mulher do presidente' deve ter visto aquilo em alguma revista da 'La Redoute' e agora vao muda.los! E também dos canteiros (ou vasos ou como se chama aquilo) ridiculos que a 'mulher do vice-presidente' diz que ficavam bem á porta da Praça Antiga (Projecto do Siza) [Mas já os mudaram os canteiros, ou vasos de flores empilhados em forma de pinheiro de Natal são lindos!!!] Assim se faz urbanismo aqui pelo interior... e posso continuar.... Há coisas que me assustam.... :s

Link to comment
Share on other sites

Eu nem sei o que diga, não sabia de mais esse cogumelo pronto a abrir em portugal! É uma vergonha, já não basta quererem privatizar os hospitais, venderem parte do nosso património a empresas capitalistas, permitirem o fecho de fabricas e o desemprego ao desbarato, construirem estadios de futeball que só recebem um jogo ou outro quando faz sol, e agora mais isto aindaa.. mais um centro comerciall! NÃO HÁ BANDEIRA, NEM CENTRO COMERCIAL POR MUITO GRANDE QUE SEJA, QUE ESCONDA A MISÉRIA DESTE PAÍS!

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente não consegui arranjar renders nem fotos de maquete dos projectos antigos, fica aqui o que teoricamente vai ser construido!
(Chamo a atenção para a escala das pessoas/arvores/carros versus edificio, assim como a escala das pessoas/arvores/carros versus vidros [só mesmo em 3D e mais uma vez, fogo de vista], já não chamo a antenção para a qualidade deles, mas para 'gajos' do interior isto já é alta tecnologia renders deste tipo...)

http-~~-//img80.imageshack.us/img80/1406/pg12du7.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/9545/pg32cn3.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/4626/pg22cq0.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/158/pg42rg5.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/6629/pg52ir7.jpg
Esta não podia faltar....

http-~~-//img80.imageshack.us/img80/8948/pg62rg1.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/3352/pg72kk7.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/7387/pg82re0.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/8683/pg92tr4.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/7794/pg102ks8.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/9437/pg112bn1.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/9870/pg122fk1.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/16/pg132ek0.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/9585/pg142jg7.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/4422/pg162pp4.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/6660/pg172sd4.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/9438/pg182ao3.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/4444/pg182ys6.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/1734/pg192mz4.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/4212/pg202bb6.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/6042/pg212oz9.jpg
http-~~-//img80.imageshack.us/img80/9750/pg222rk4.jpg
in: http://picasaweb.google.com/enGENIUM2/PalCioDoGelo

Link to comment
Share on other sites

:s Essa reportagem está muito boa... É mesmo à tuga... Quanto a CC, bem... nem sei o que dizer... a não ser que nas imagens parecem ser 3 ou 4 edifícios diferentes... ...a escala é absurda... ...tem pormenores de estádio de futebol... bem... acho que chega...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

o "super palácio do gelo" tem questões de escala que me assustam...jasus, aquilo é gigantesco!! :errf:
às vezes as pessoas gostam de usar o argumento "se for grande, depois atrai pessoas das redondezas, e já deixa de ser grande, bla bla bla". não sei se a ideia para isto ser tão grande foi essa, mas se foi, levaram o conceito "grande" ao extremo.

nestas "cidades pequenas" um centro comercial é um elemento que tem que ser muito bem pensado, se não corre o risco de sair uma coisa destas. na covilhã foi construído um centro comercial, o "serra shopping", e quando fui lá, fiquei admirado, porque é de uma escala aceitável, o número de lojas é suficiente para a zona em questão, porque não tem um número estúpido de lojas que levem para lá toda a gente e dêm cabo do comércio tradicional, tem 4 salas de cinema (que a juntar ao cinema que existe lá dá um leque de opções bacanas), uma zona de restauração pequena também, enfim, é uma maneira de trazer certas marcas e lojas mais para esta zona, e facilitar o acesso às mesmas por parte da população, abrir uns quantos postos de trabalho, mas sem deixar uma ferida na cidade.

tico acho que até já aqui na guarda a visabeira fez das dela...tenho ideia de ter ouvido algumas histórias em relação a esta entidade. a fama persegue-a...lol

Link to comment
Share on other sites

Grupo que desenvolve negócios em diversas áreas e tem crescido a uma média anual de 17%, atingindo em 2005 os 330 milhões de euros de volume de negócios.


Há muito $$ em jogo! A Visabeira é uma empresa com obra em todo o mundo, eles contam com uma data de industrias e empreedimentos dentro do mesmo grupo que vão desde a extracção da pedra aos moveis de cozinha! Ou seja aqui na zona têm a faca e queijo na mão! Praticamente mandam na câmara, é do género, 'Não deixas fazer, entao vou investir noutro sitio' (Aveiro, digamos que cidade rival...). Logo alteraçoes de PDM e afins em favor destes senhores. Logo dao-se ao luxo de recomeçar uma série de vezes as obras de remodelação do palácio do Gelo. Mas o problema continua o mesmo, uma empresa que se dá a estes luxos porque não tem peso e medidas nas coisas? Porque não tem uma area sólida de Urbanismo/Arquitectura na empresa para não realizarem barbaridades com esta? ou como a Quinta do Bosque, onde está implantado o famoso Hotel Montebelo e á sua volta uma brutalidade de predios com 8 a 10 andares cada 1 (se não for mais)?
Sinceramente acho que cada vez mais vivemos num pais de insanidade mental :s

Hotel Montebelo
'>
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 8 months later...

Se eu vos contasse as historias disso! ou historias da sr visabeira que têm cá para viseu! acho que empaturrava o forum e de certeza que era condenado por alguem por difamação :)

Mas fica aqui algumas referencias (e ja vos vou postar os renders disto): se não me engano isto ja vai no 3º projecto (tudo a pressão), ja construiram, destruiram voltaram a construir por uma série de x's! Primeiro era uma ampliação, depois alteram o projecto, e a obra continuou sem licença (mas digamos que eles mandam na camara e isso não é entrave). Depois para-se as obras, decidem um novo mega-projecto, deita-se tudo abaixo outra vez!
PDM não se cumpre, nem cumprem em qualquer projecto que eles façam aqui na terrinha...


Estou enganado, ou aquela zona tem um plano de pormenor?
Link to comment
Share on other sites

smile neste meio as condições não sao iguais para todos... :p

Dreamer LoL :p Mas acho que agora já está no terceiro lugar! O primeiro vai ser o Dolce Vita la para os lados de Lisboa :)

Se passar lá hoje tiro mais umas fotos! Aquilo já está 'meio' pronto, o Jumbo tinha de abrir :p o resto só para 2008...
Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...
  • 2 weeks later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.