Jump to content
Arquitectura.pt

Horijinale

Natural/Artificial - Público/Privado

Recommended Posts

Boa tarde, gostaria que me dessem alguns exemplos de projectos em que o natural e artificial estão de tal maneira ligados que não seja perceptível onde começa um e acaba o outro, e o mesmo para a situação público privado. Acho bastante interessante este tema mas não encontro de todo informação ou projectos deste tipo. Desde já o meu obrigado.

Como tudo o que é subjectivo, ou tudo o que se encontra no meio, tudo depende da interpretação do observador. falando apenas do natural/artificial: para mim, toda a construção é artificial, mesmo que feita com materiais locais, enterrada no subsolo e revestida de vegetação. A construção por si, implica a utilização de materiais e sistemas, que por mais rudimentares que sejam, vizam a criação, transformação ou alteração de espaços.

A equação carece de ser clarificada quanto ao seu enquadramento/objecto. Tal como gibag já abordou, qualquer construção e respectivo projecto a montante é sempre um processo artificial, por mais sistemas construtivos ou materais naturais que use. Pressupôe sempre o uso concertado da inteligência de um ser. Já quanto à vertente público/privado, vários princípios podem ser equacionados: Do ponto de vista do direito, o que é público está fora do negócio jurídico, não podendo directamente ser alienado. Do ponto de vista do mero uso, há espaços que são do domínio privado mas afectos ao uso público. Outra vertente é a da manutenção. Se não forem claras as delimitações, quem paga? Refere-se à questão sensorial? Como se vê pode-se especular em inúmeros sentidos, porventura sem interesse para o objecto da questão suscitada. Será melhor contextualizar o que se pretende.

Até a famosa casa do Lloyd Wright - a casa da cascata - entendida por muitos como um modelo perfeito de harmonia entre o artificial e o natural, é a meu ver bastante artificial. Tem muito a mão do homem. O terreno teve de ser adaptado à casa assim como a casa se adaptou ao mesmo.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.