Jump to content
Arquitectura.pt


Guggenheim Design it: Shelter Competition - Cork Block Shelter - David Mares


Seraph

Recommended Posts

  • Replies 78
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

tenho andado distante do forum há algum tempo,por falta de tempo, mas confesso que este tema gerou-me muitas duvidas. Não querendo duvidar da qualidade da proposta, ou do mérito da vitória, deixo aqui os parabéns ao vencedor, e eu teria feito o mesmo; caso a votação fosse online. Cabe a quem votou ter a consciencia de que era realmente a melhor opção. O que me levanta imensa curiosidade, foi o mediatismo que isto alcançou, com projecção em diários, televisões, noticiarios etc... nunca tinha visto tal coisa, pois para conseguir encontrar algo sobre os vencedores do sécil, ou diversas competições internacionais, tanto a nível estudantil como profissional, a projecção é minima ou nula. Ainda para mais se devendo a uma votação online e não por um painel conceituado. O unico caso que me recordo foi de um aluno que fez uns tijolos em pasta de papel...enfim...

Link to comment
Share on other sites

As pessoas são demasiado invejosas e maldosas... Não podem ver ninguém ter sucesso que é logo uma chuva de criticas! Aos que criticam... onde está a vossa proposta para o referido concurso? Primeiro façam melhor e comprovem, só depois podem criticar. Só se habilita a vencer quem concorre por mais medíocre que seja a proposta, quem não concorre certamente que não vencerá nada! Eu também não recebi nenhum desses emails que por aqui falam que toda gente recebeu para votar... e parece que não fui o único! Sobre a proposta... acho interessante, simples e funcional, penso que foi esse o objectivo do David. O material foi bem escolhido é um produto português e com boas características térmicas e acústicas. É sempre difícil agradar a todos no que diz respeito à forma! O importante é que quem o projectou goste do que criou para se sentir bem consigo próprio e não procure agradar a terceiros. Os meus parabéns ao David, nem que seja apenas por ter participado... Arkiteto

Link to comment
Share on other sites

“As pessoas são demasiado invejosas e maldosas...
Não podem ver ninguém ter sucesso que é logo uma chuva de criticas!

Aos que criticam... onde está a vossa proposta para o referido concurso?
Primeiro façam melhor e comprovem, só depois podem criticar.”


Quer dizer, q só depois de fazer melhor politica q o Sócrates é q poderei sentir-me descontente com a politica e questiona-la?!
Tá bem… tá bom, é inveja..é isso!
Link to comment
Share on other sites

As pessoas são demasiado invejosas e maldosas...
Não podem ver ninguém ter sucesso que é logo uma chuva de criticas!

Aos que criticam... onde está a vossa proposta para o referido concurso?
Primeiro façam melhor e comprovem, só depois podem criticar.



Arkiteto


Caro Arkiteto, sendo um forum é válida toda e qualquer opinião correcto?

Desde que se mantenha o respeito. Penso que a profissão do Arquitecto passe por questionar tudo, ser pragmático e objectivo, desde o inicio não questionei a solução adoptada pelo colega David, mas sim o mediatismo que a mesma opteve nos meios de comunicação social.

A minha crítica não vai de forma alguma para o David, mas sim para os meios de comunicação social...

Há alguns anos que acompanho diversas competições internacionais, com participações portuguesas, académicas e profissionais, e se estiver interessado posso inumerar alguns resultados nacionais, que não tiveram qualquer destaque noticioso.

Já agora por mera curiosidade, sabe que arquitecto foi convidado a apresentar uma intervenção no atrio do museu Guggenheim de Nova Iorque, nas comemorações dos 50 anos do edificio?

Para quem me conhece sabe que procuro incentivar os meus colegas a participarem em concursos destes pelo que só tenho que desejar parabéns ao David, e que continue. Mais uma vez digo que a unica coisa que me incomodou foi a projecção mediática.

Mas como um amigo meu diz, mais vale falarem nem que seja só neste concurso de arquitectura do que nem falarem...

Abraço
Link to comment
Share on other sites

“As pessoas são demasiado invejosas e maldosas...
Não podem ver ninguém ter sucesso que é logo uma chuva de criticas!

Aos que criticam... onde está a vossa proposta para o referido concurso?
Primeiro façam melhor e comprovem, só depois podem criticar.”

Quer dizer, q só depois de fazer melhor politica q o Sócrates é q poderei sentir-me descontente com a politica e questiona-la?!
Tá bem… tá bom, é inveja..é isso!


Se achas que fazes melhor que o socrates porque não concorres a primeiro ministro?!
És livre de o fazeres...

Quanto ás criticas é certo que qualquer um pode criticar mas que sejam criticas construtivas e segundo eu sei uma critica construtiva não se limita só a dizer mal, convém apresentar melhor solução!
Link to comment
Share on other sites

arkieto e olho... já se esta a desviar do tema do tópico.

Depois, concordo de certa forma com o ricardo. Mas é assim que funcionam as massas da industria, o dinheiro entra, faz-se noticias.
Não é todos os dias que um museu como o Guggenheim se junta a uma Google para fazer este tipo de concurso.
E depois é de todo o interesse para a própria Google isto ser falado.

Agora há quem saiba aproveitar estas oportunidades para ser falado e nesse aspecto deve-se dar os parabéns a quem esta atento a elas. (Por ex.: ) Não estou a ver nenhum arquitecto se fosse convidado a dar uma entrevista a uma revista com um numero considerado de leitores e com algum renome a dizer que não.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Comparemos o projecto vencedor, à qualidade que o Marcelo Dantas tem oferecido nos concursos que tem ganho... naturalmente concluímos que estamos a comemorar a mediocridade. Parece uma barraca de praia para vender aperitivos.


ARK se podesses abrir um novo topico com projectos do Marcelo Dantas e Olga Sanina agradecia, so conheço o da feira do livro...que era simplesmente genial...

Mas para não desviar o assunto mais vale abrir novo tópico...
Link to comment
Share on other sites

Porreiro pá! A critica tem que ser sempre construtiva, onde é que eu já ouvi isto???:)


Todos podem dar a sua opinião e criticarem como acharem melhor este projecto, como outro qualquer.

O que acho mal e o que se tem dito é criticar o facto que ganhou por ter feito "campanha de votos", isso é que acho mal criticar.

Depois a critica não é que tenha de ser construtiva, mas era interessante ver-se a criticar e dizer os pontos que "eu" alterava/modificava, como "eu" fazia. Isso é uma critica, dizer que ta mal e dizer que se fosse feito assim é melhor. Agora dizer que esta mal, apenas por dizer... nem critica é.

Mas, mais uma vez reforço a ideia, todos tem o direito de criticarem como acharem melhor, mas ninguém deve rebaixar as criticas dos outros. Antes mostrar pontos de vista diferentes das coisas.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

"O que acho mal e o que se tem dito é criticar o facto que ganhou por ter feito "campanha de votos", isso é que acho mal criticar." podia-me explicar o que quer dizer com isto? eu penso q é precisamente esse o ponto mais enfraquecedor do projecto todo! e em relação ao projecto, penso que nao tem tanto merito como o atribuido em votos! é quase como avaliar o "preto" pela cor da pele, sem avaliaçao de caracter! Cmpts

Link to comment
Share on other sites

olho... isto é simples. Um politico faz campanha politica para ganhar, ele com a campanha que faz (por norma) não obriga ninguém a votar nele, se as pessoas depois votarem nele é porque querem.

Este caso é o mesmo. Ele mandou esses ditos emails (que nunca recebi, nem sequer tinha conhecimento do concurso ate agora) para as pessoas votarem nele, as pessoas votaram porque quiseram, tinha outras escolhas disponíveis.

Agora se me disserem que não concordam em concursos onde que escolhe o vencedor é o publico, concordo plenamente, porque nem sempre ganha o melhor.

Em relação a este projecto, concordo que não seja o melhor dos 10 apresentados. Mas "admiro" o projecto por ter sido escolhido, pelo o júri, como os 10 melhores, perante milhares de candidatos a nível mundial.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

David Mares ganhou o prémio apenas através da votação do público. O povo português resolveu mostrar a seu provincianismo e votar em bloco no seu único representante, não porque o seu projecto fosse o melhor projecto, mas sim porque era português! E nós aqui, tão pequeninos, temos esta necessidade urgente de nos pormos em bicos dos pés.
Quantos emails eu não recebi a solicitar o voto neste colega!! Ganhou através da cunha e por mérito de ter conseguido mobilizar o nosso sentido execrável de corporativismo.
Estão a ver como se viciam os dados?! É também assim que se consegue empregos, clientes...

Apesar da minha forte crítica à forma indigna como este colega ganhou, leva nota positiva pela inteligente associação da cortiça a um projecto português, no entanto, e como se provou, foi insuficiente para ganhar o verdadeiro prémio, aquele atribuído pelo juri competente na matéria.



a-acto achas que foi so o portugues a apelar ao voto?? achas que os restantes concorrentes não puseram toda a gente conhecida e desconhecida a votar neles sem sequer conhecerem o projecto?
já agora também deves achar que a campanha politica é tentar ganhar votos não por partido A ter melhor proposta que o partido B mas sim porque pediram mais votos...
A inveja é uma coisa muito feia...
Link to comment
Share on other sites

JoelM dei a minha opinião e está dada. pelos vistos até há muito mais gente, mais arquitectos, a partilharem da minha opinião. como facilmente pode verificar, a critica q teci nem foi ao projecto em si, foi ao modo como o projecto foi promovido. é obvio q o david mares teve mérito, 1º porque com a sua participação conseguiu acesso pelo juri ao shortlist de 10 concorrentes- logo, o seu projecto foi considerado dos melhores no concurso- e depois porque soube mobilizar portugal na votação, coisa que embora válida, como se verificou, eu pessoalmente repudio.

Link to comment
Share on other sites

JoelM
dei a minha opinião e está dada. pelos vistos até há muito mais gente, mais arquitectos, a partilharem da minha opinião. como facilmente pode verificar, a critica q teci nem foi ao projecto em si, foi ao modo como o projecto foi promovido. é obvio q o david mares teve mérito, 1º porque com a sua participação conseguiu acesso pelo juri ao shortlist de 10 concorrentes- logo, o seu projecto foi considerado dos melhores no concurso- e depois porque soube mobilizar portugal na votação, coisa que embora válida, como se verificou, eu pessoalmente repudio.


Não foi bem mobilizar portugal porque eu so soube alguns dias após a votação e considero-me uma pessoa minimamente informada, mas de qualquer das maneiras e a pensar assim imagino que também repudies todos os politicos porque todos eles apelam ao voto assim como todo e qualquer programa em que a população geral seja chama a votar...
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.