Jump to content
Arquitectura.pt


Caixilharia


Cerqueira

Recommended Posts

Qual a diferença ente janelas e portas fabricadas em aluminio com câmara europeia e aluminio com ruptura térmica? É que estou a construir uma moradia no Alto Minho e estou na fase de colocação de janelas, acontece que a diferença de preço entre janelas de câmara europeia e janelas de ruptura térmica é muito grande e não me parece que haja efectivamente uma grande diferença em questões de isolamento termo-acustico. Será realmente vantajoso fazer um maior investimento em janelas e portas de ruptura térmica? Será que posso optar por janelas de câmara europeia sem prejuizo de vir futuramente a ter problemas de isolamento? Corro o mesmo risco se optar por ruptura térmica?

Link to comment
Share on other sites

Os caixilhos de câmara europeia... não têm ruptura térmica.( EDITADO: Afinal também podem ter essa designação)
As RPT, existem com as mais variadas caracterisiticas... largura dos conectores de poliamida que prendem os dois perfis extrudidos de aluminio.

Fica sempre melhor servido com RPT, ainda por cima no alto-Minho... sempre evitará a condensação nas janela.. ou pelo menos diminuirá a sua ocorrência.

O Projecto de TErmica, é dos novos ou dos antigos? sabe?... se for da actual legislação terá que colocar Caixilharia q cumpra com os requisitos mínimos desse projecto. Informe-se com a sua equipa projectista.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

O meu Projectista não me falou no projecto de térmica... o projecto original foi feito em 1994 mas foi revisto e actualizado em 2006/2007 e a licença de constução foi emitida em 2008. De qualquer das formas nas fabricas de caixilharia que tenho visitado ninguém me falou que tinha de cumprir uma legislação... Pode dar-me mais informações a cerca disso?

Link to comment
Share on other sites

Se o projecto é 2006/ 2007... entrada na Câmara, possivelmente o projecto de térmica é o anterior... pelo que não terá grandes requisitos para cumprir... Falaram-lhe ( o Projectista) que tinha obrigatóriamente de colocar paineis solares para aquecimento de aguas sanitárias?

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Sim em relação aos paineis estou informado, só não me falou que havia uma lesgislação a cumprir em relação ao isolamento térmico. Sei que as perguntas que coloco podem parecer estranhas, eu confio inteiramente no meu projectista, a questão é que sou completamente leigo na materia e ainda por cima estou distante do local de contrução só a visitando com um certo espaçamento de tempo, e por isso estou a pedir informações extras de outras pessoas com conhecimento na materia, para saber outras opiniões.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, eu vejo que a ignorancia é muita em relação este tema mas como projectista de sistemas de caixilharia (já há 23 anos!!)vou tentar elucidar o sr. Cerqueira sobre a sua questão e ensinar ao sr. Pedro Barradas a caixilharia de aluminio. Actualmente todos os sistemas de aluminio para fazer vãos de abrir ou de batente, janelas de 1,2,3,4 folhas ou portas são de camara europeia tanto os sistemas designados frios (sem ruptura termica) como tambem os sistemas com ruptura termica. A designação de camara europeia nasceu nos inicios dos 80 numa participação europeia de varios fabricantes de ferragens para criar uma camara especial entre o aro fixo (perfil que é fixo a parede) e o aro móvel (perfil que permite a abertura do vão) para permitir aplicar uma series de ferragens com dimensões uniformizadas e com aplicação rapida. Os perfis, a partir daí, começaram a ser produzidos com umas nervuras com dimensões acordados com estes fabricantes europeus. Nasceu a camara europeia designada por camara 21mm. Claro que primeiro foram os sistemas frios e depois vieram os sistemas com ruptura termica, Sr. Pedro informa-se melhor antes de falar sobre assuntos que não sabe. Em relação a sua questão Sr. Cerqueiro definitivamente escolhe PF um sistema de ruptura termica, tem todas as vantagens de reduzir o consumo de energia (claro apostando tambem com um vidro permormante já que é a maior area), eleminar ou reduzir drasticamente as eventuais condensasões e ter melhores índices de redução acustico (claro o vidro é muito importante). Todos os projectos novos tem que ter projecto termico onde as caixilharias com o seu factor de coeficiente de transmissão termica Uw é muito importante para a envolvente onde atraves de sistemas de rutptura termica com isso sim com poliamidas mais largas (material que define a ruptura termica) poderá conseguir valores Uw na ordem de 2W/m2K por vão. Espero ter sido esclarecedor para os 2 visados. com os melhores cumprimentos.JAP

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pela Liçãozinha... Sr. Pinto... afinal só tenho 10 anos de experiência como Arquitecto... é bom ter aqui um especialista em caixilharia de alumínio. Realmente não tinha a certeza quanto à continuação de utilização da designação de câmara europeia ou não em sistemas RPT... foi a perguiça de não ter ido ver aos catálogos dos fabricantes. Escrevi de cor... De qualquer forma, só veio confirmar a minha recomendação na resposta do Cerqueira..

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Bom dia Sr. Onil,


Realmente ainda tenho alguma dificuldade na ortografia portuguesa mas como eu estou a cerca de 1 ano a trabalhar em Portugal (voltei as origens) acho que não está nada mal mas como acontece muito em Portugal primeiro as pessoas realçam coisas que nada tem haver e deixam o importante de lado. E já agora não é nada educado nem elegante refugiar-se num nome de código para discutir assuntos profissionais no local tão útil e disponível no site de arquitectura. As pessoas tem que ser francas e sem subterfúgios.
Respondendo ao seu comunicado não é uma luta de galos nem de galinhas como queira passar (para si é o que importa) mas sim informar os respectivos agentes e pessoas interessadas deste sector que continuam em Portugal e principalmente no sector de arquitectura uma grande lacuna ao nível da caixilharia de alumínio ou no outro tipo de material. Passei e passo muitas horas a informar e esclarecer muitos arquitectos, projectistas, construtores e clientes finais sobre as vantagens dos diversos sistemas de caixilharia de alumínio.
passe bem. JAP

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.