Jump to content
Arquitectura.pt


smachado

Arranjos Exteriores

Recommended Posts

... se não sabes... não deves fazer...
Para isso é que servem os Arquitectos Paisagistas.

EDIT: faz tempo, vim um projecto de arranjos exteriores... licenciando numa Câmara municipal.. em que do mesmo constava... vejam bem!!!!... os ACABAMENTO EXTERIORES do edificio...
LOLOL....

Share this post


Link to post
Share on other sites

A questão é saber se é um projecto que realmente tem de ser feito por paisagista ou se passa pela apresentação de uma planta com a descrição dos diversos materiais e desenho dos mesmos. Zonas impermebilizadas, zonas verdes etc.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Olá

será que alguém me poderia ajudar na seguintes questões pretendo instalar num edifício anterior a 1951 uma sala de estudo, da qual não existe nenhuma planta, hoje fiz o pedido de certidão de construção anterior a 1951 e já me deram a informação que o passo seguinte é o pedido de concessão de autorização e alteração de utilização de edifício....o que me preocupa é que no formulário eles exigem uma quantidade de documentos dos quais tenho muitas duvidas e se me pudessem ajudar ficava muito agradecida:
As telas finais do projecto só podem ser feitas por arquitectos?
Como não existem plantas da casa tem que se fazer? Para depois fazer as telas finais com as alterações?
Quanto a avaliação acústica, quais são os técnicos que podem fazer?
Quais os valores praticados para estas duas situações?

Obrigada

Share this post


Link to post
Share on other sites
smachado... Normalmente o "projecto de arranjos exteriores" para entregar na câmara e desenrascar um licenciamento/ autorização é mesmo isso que descreve...



CMM... Convém arranjar um tecnico que possa subscrever projectos de arquitectura ( seja ele arquitecto ou não) para o ajudar a resolver a sua questão.
É mesmo necessário fazer o levantamento do edificio existente...
A Avaliação acústica é realizada por empresas de ensaios acústicos, vão, in loco com uma érie de maquinetas efectuar as medições, para saber se o edificio cumpre os requisitos mínimos legais ( convém contactar um técnico experiente em acústica, antes de começar a fazer obras)
... Preços.. são sempre muito voláteis, pelo que aconselho a contactar pelo menos 3 gabinetes de projectos e pedir cotações.. o mesmo para as empresas de avaliação acústica.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pedro Barradas Desde já agradeço a sua ajuda, irei procurar um tecnico para me ajudar neste projecto. Relativamente a avaliação acustica, informou-me que o melhor seria fazer a avaliação antes das obras, mas depois no final das mesmas tambem tem que se fazer novamente a avaliação acustica? Muito Obrigada

Share this post


Link to post
Share on other sites

smachado,

Os projectos de Arranjos Exteriores podem ser subscritos por arquitectos, já tenho feito alguns.
Num projecto de arranjos exteriores tens que escolher todo o material que vais utilizar na pavimentação, e para isso deves observar a regulamentação municipal, que caso seja generalista nesse aspecto, poderás apontar novas soluções. Para além dos pavimentos, sua estereoctomia, deves indicar os materiais das guias, rampas, dimensões e pormenores de execução (cortes e plantas), deves fazer um mapa de medições com estimativa orçamental e memória descritiva a acompanhar desenhos, e claro está termo de responsabilidade.

Caso o projecto envolva espaços verdes, o mesmo deverá ser subscrito por um arquitecto paisagista, uma vez que é legalmente o técnico qualificado para tal, nomeadamente na escolha de espécies arboreas, tecnicas de plantação e manutenção etc.

Caso o projecto de Arranjos Exteriores apenas envolva uma pequena área em prado de sequeiro ou relva, ou até caldeiras que existam nos passeios, podes fazer uma descrição disso na memória descritiva, aconselhando-te com os serviços municipalizados na sua secção do Ambiente para saber que espécies de arvores estão consignadas a determinada rua, e qual as suas caracteristicas. Atenção que estou a falar de situações pontuais de caldeiras inseridas em passeios ou pequenos espaços de remate que sejam zonas verdes com pouco pontencial (área) para plantação de especies variadas, pois isso já não seria um Projecto de Arranjos Exteriores mas sim um Projecto de Espaços Verdes, algo bem diferente e mais específico do ambito do arquitecto paisagista.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.