Jump to content
Arquitectura.pt


Arranjos Exteriores


smachado

Recommended Posts

... se não sabes... não deves fazer...
Para isso é que servem os Arquitectos Paisagistas.

EDIT: faz tempo, vim um projecto de arranjos exteriores... licenciando numa Câmara municipal.. em que do mesmo constava... vejam bem!!!!... os ACABAMENTO EXTERIORES do edificio...
LOLOL....

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Olá

será que alguém me poderia ajudar na seguintes questões pretendo instalar num edifício anterior a 1951 uma sala de estudo, da qual não existe nenhuma planta, hoje fiz o pedido de certidão de construção anterior a 1951 e já me deram a informação que o passo seguinte é o pedido de concessão de autorização e alteração de utilização de edifício....o que me preocupa é que no formulário eles exigem uma quantidade de documentos dos quais tenho muitas duvidas e se me pudessem ajudar ficava muito agradecida:
As telas finais do projecto só podem ser feitas por arquitectos?
Como não existem plantas da casa tem que se fazer? Para depois fazer as telas finais com as alterações?
Quanto a avaliação acústica, quais são os técnicos que podem fazer?
Quais os valores praticados para estas duas situações?

Obrigada
Link to comment
Share on other sites

smachado... Normalmente o "projecto de arranjos exteriores" para entregar na câmara e desenrascar um licenciamento/ autorização é mesmo isso que descreve...



CMM... Convém arranjar um tecnico que possa subscrever projectos de arquitectura ( seja ele arquitecto ou não) para o ajudar a resolver a sua questão.
É mesmo necessário fazer o levantamento do edificio existente...
A Avaliação acústica é realizada por empresas de ensaios acústicos, vão, in loco com uma érie de maquinetas efectuar as medições, para saber se o edificio cumpre os requisitos mínimos legais ( convém contactar um técnico experiente em acústica, antes de começar a fazer obras)
... Preços.. são sempre muito voláteis, pelo que aconselho a contactar pelo menos 3 gabinetes de projectos e pedir cotações.. o mesmo para as empresas de avaliação acústica.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Pedro Barradas Desde já agradeço a sua ajuda, irei procurar um tecnico para me ajudar neste projecto. Relativamente a avaliação acustica, informou-me que o melhor seria fazer a avaliação antes das obras, mas depois no final das mesmas tambem tem que se fazer novamente a avaliação acustica? Muito Obrigada

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...

smachado,

Os projectos de Arranjos Exteriores podem ser subscritos por arquitectos, já tenho feito alguns.
Num projecto de arranjos exteriores tens que escolher todo o material que vais utilizar na pavimentação, e para isso deves observar a regulamentação municipal, que caso seja generalista nesse aspecto, poderás apontar novas soluções. Para além dos pavimentos, sua estereoctomia, deves indicar os materiais das guias, rampas, dimensões e pormenores de execução (cortes e plantas), deves fazer um mapa de medições com estimativa orçamental e memória descritiva a acompanhar desenhos, e claro está termo de responsabilidade.

Caso o projecto envolva espaços verdes, o mesmo deverá ser subscrito por um arquitecto paisagista, uma vez que é legalmente o técnico qualificado para tal, nomeadamente na escolha de espécies arboreas, tecnicas de plantação e manutenção etc.

Caso o projecto de Arranjos Exteriores apenas envolva uma pequena área em prado de sequeiro ou relva, ou até caldeiras que existam nos passeios, podes fazer uma descrição disso na memória descritiva, aconselhando-te com os serviços municipalizados na sua secção do Ambiente para saber que espécies de arvores estão consignadas a determinada rua, e qual as suas caracteristicas. Atenção que estou a falar de situações pontuais de caldeiras inseridas em passeios ou pequenos espaços de remate que sejam zonas verdes com pouco pontencial (área) para plantação de especies variadas, pois isso já não seria um Projecto de Arranjos Exteriores mas sim um Projecto de Espaços Verdes, algo bem diferente e mais específico do ambito do arquitecto paisagista.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.