| | #1 (Link para esta mensagem) | |
| Escravo Registo: Jun 2006
![]() | Citação:
| |
| | |
| | #2 (Link para esta mensagem) | |
| Expert Registo: Jun 2006
![]() | Vi poucos tópicos neste fórum mais oportunos do que este. É este O assunto com que a cidade portuguesa se debate e à custa do qual definha nos dias que correm. Urbanismo e corrupção, hoje, no nosso contexto, não será a expressão mais correcta. Urbanismo é corrupção, talvez se aproxime mais. E acho que a questão da "apropriação das mais valias urbanísticas" ser 100% privada é precisamente o relfexo de tudo isso. É o produto de um capitalismo liberal desenfreado, mesmo selvagem. A questão é sempre a mesma e tem a ver com princípios. O dinheiro é o objectivo nº 1, todos os outros são secundários. Como quem tem dinheiro é que pode fazer alguma coisa (não o estado, mas o investidor privado) e quem tem dinheiro coloca a sua multiplicação à frente de tudo, o processo é interminável. Aqueles que se possam revoltar e achar que algo está mal não poder sequer para debater a questão o suficiente, porque os lobbies são demasiados. Eu nem sequer vou pela questão de comparação com os outros países, realmente não acho que seja tão necessário estarmos sempre com o mote de "somos o país da Europa onde...". Acho que o diagnóstico em relação ao que está mal e deveria mudar está feito e bem feito. O triste é que muito sinceramente, com toda a boa intenção que eu possa ter, não sei o que pode, neste estado de coisas, ser feito... e isso de facto é muito triste. Citação:
A área metropolitana de Barcelona tem cerca de 3.135.758 habitantes e uma área de cerca de 635 km². A área metropolitana do Porto tem cerca de 1.760.679 habitantes e uma área de cerca de 817 km². Ou seja, conseguimos pôr um pouco mais de metade da população da AM de Barcelona em quase 200km2 mais de extensão. Notável, o Corbusier ficaria impressionado se visse isto. Eu moro junto a Espinho, portanto no limite Sul da AM Porto e o percurso que faço diariamente de cerca de 22km mostra precisamente a desconexão de que fala o artigo. Quilómetros intermináveis de nada, terrenos ao abandono, sem indústria ou agricultura, palacetes abandonados em herdades de centenas de m2, no concelho de Gaia é brutal o quão descontrolada está a questão urbana, onde a habitação em (pouca) altura aparece onde quem investe sabe que rende mais que o loteamente de habitação unifamiliar, que vai dispersando o território um pouco por toda a parte. E isto é de facto desconsolador. Já agora gostava de chamar a atenção para o que se passa em Espinho, já que o mencionei atrás, porque os 3 ou 4 km2 que a sua malha ocupa e a gestão que se faz desse espaço são para mim uma excepção absolutamente notável nos rios de podridão que correm pelo país abaixo. | |
| | |
| | #3 (Link para esta mensagem) |
| Frequentador Registo: Dec 2006
![]() | Era capaz de dizer q és um Coreeee.. um abuso ARK, mas com o discurso q tens, sou capaz de assimilar a um ser humano muitoooooooooooooooo mais core, leal e legal chamado Diogo Corredoura.. ( faço parte da cooperativa e ele q me perdoe a referencia) um bem haja para pessoas como voces.. Faz falta
__________________ "Less is More" :icon_peace: |
| | |
| | #4 (Link para esta mensagem) |
| Frequentador Registo: Dec 2006
![]() | esqueci.me.. vejam............................................. .............................. http://arqcoop.no.sapo.pt/ grande iniciativa e de louvar, mas dificil de arrancar... tá a caminho GARANTO
__________________ "Less is More" :icon_peace: |
| | |
| | #5 (Link para esta mensagem) |
| Turista Registo: Dec 2006
![]() | A corrupção sempre existiu e sempre vai existir. A única coisa que cada um de nós pode fazer é ter princípios. Coisa difícil já que os aliciamentos se passam à luz do dia e é tão fácil aceitar "remunerações externas que não prejudicam ninguém". Além disso é sempre importante tornar públicos os casos de corrupção conhecidos uma vez que (penso eu) o grande público desconhece muito do que se passa nas câmaras municipais e outros centros de poder. |
| | |
| | #6 (Link para esta mensagem) |
| ArkiTonto ![]() Registo: Jun 2006
![]() | Corrupção onde Como diz o Saddam da Beiras: 'dou um doce a quem descobrir corrupçao' (na minha camara)!!!
__________________ |
| | |
![]() |
|
| Opções | |
| |
Tópicos similares | ||||
| Tópico | Autor | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Detidos por corrupção urbanística | João Morgado | Últimas noticias de arquitectura | 0 | 30-11-07 10:33 |